Novos incentivos

Confira nossos novos incentivos

A segmentação de mercado na prática

A segmentação de mercado é um dos pilares de sucesso
A segmentação de mercado é um dos pilares de sucesso

Em nossa entrevista com Vitor Peçanha, percebemos que um dos principais pilares do sucesso do marketing digital — e que também pode ser estendido para os fundamentos da área em todas as suas esferas — é a segmentação de mercado.

Ouvir a entrevista com Vitor Peçanha



Já na obra de Marcos Cobra e Adélia Franceschini é pontuado que nichar o mercado é imprescindível visto que existem muitos tipos de consumidores com necessidades, desejos e comportamentos específicos.

Ouvir o incentivo



Tipos de segmentação de mercado e suas variações

Para realizar essa segmentação é preciso definir qual tipo é o mais adequado para o seu negócio. Alguns exemplos estão a seguir.


  • Geográfica: seu negócio atende a vários bairros de uma cidade ou a vários estados? A comunicação para cada região precisa ser diferente afinal existem costumes específicos de cara área e pode ser um diferencial competitivo adequar a comunicação da empresa à linguagem do público.
  • Demográfica: idades, ocupação, nível de escolaridade, nacionalidade, gênero _ com este, fique atento! Existem muitas ideologias em voga que causam grande repercussão. Um bom trabalho ao lado de alguns discursos podem potencializar a visibilidade da empresa e impulsionar o marketing, porém, um desvio pode prejudicar consideravelmente a reputação da marca e seus resultados como um todo.

    obs.: na obra é indicado “raça”, mas pensando que o conteúdo foi publicado há algum tempo, é preciso analisar este ponto em específico com cuidado.
  • Psicográfica: classe social, estilo de vida e personalidade são muito importantes. Por exemplo, pensando que um celular Samsung e um Apple solucionam a mesma necessidade com atributos muitas vezes similares mas não são comprados pelo mesmo público, dá para entender a eficácia dessa segmentação.

  • Comportamental: conforme a obra “ocasiões (ocasião em que se tem a ideia, em que se compra ou usa o produto), busca de benefícios (benefícios desejados de uma classe de produtos, pessoas que os desejam e marcas que os contém), taxa de uso (pequenos, nédios e grandes usuários), grau de lealdade (leais a marcas, lojas, empresas, ou mesmo lealdade), estágio de aptidão (desconhecem o produto ou desejam compra-lo), atitude (entusiasta, positiva, indiferente, negativa, hostil)” (pág. 30)
  • Multiatributos: para tornar a questão ainda mais específica e, consequentemente, assertiva, é a junção de dois ou mais atributos. 


Por exemplo, a geodemográfica, se caracterizaria por um homem que trabalha com marketing em grande empresa, possui nível superior completo e mora no estado de São Paulo, mais especificamente em cidades próximas à capital.

A segmentação de mercado na esfera do digital

No marketing digital essa questão de segmentação vai ainda mais além. Muitas vezes, é possível nichar um determinado público a partir dos eventos ocorridos em sua vida. Por exemplo:

  • usuários que acabaram de se casar;
  • perfis que fazem aniversário em um determinado mês;
  • pessoas que curtem a página de uma determinada empresa ou veículo de comunicação, etc.


Case de segmentação da Oral-B

Um case interessante é o comentado pelo gerente de marketing da Oral-B. A empresa conta com um portfólio denso: 21 marcas de escovas de dente são ofertadas a diferentes públicos.

Mas já parou para pensar como o gerente de marketing da empresa chega à conclusão de que é necessário segmentar ainda mais? Em uma visão simplista, por exemplo, escovas de dentes são todas iguais. Como então enxergar oportunidades de aumentar as vendas a partir do melhor apontamento de diferenciais?

O gerente contou para o canal Mundo do Marketing que são realizadas diversas pesquisas para com o público e a partir delas são levantados os níveis de engajamento de cada grupo.
Por exemplo, alguns grupos focam em cuidar de cáries, outros se preocupam com questões estética, enquanto uma outra parcela objetiva apenas manter a saúde bucal.

Para você entender como é aproveitada essa segmentação, tem-se um exemplo prático: no portfólio da empresa por exemplo possui a escova Advantage Artica a qual foca no clareamento dental. Já a CrossAction Vitalizer é voltada para um público que procura a prevenção à gengivite.
Coloque a mão na massa e segmente, segmente e segmente

Conforme indicado no início deste conteúdo, a segmentação é um dos pilares de sucesso do marketing, principalmente com essa grande quantidade de informações e marcas surgindo no mercado.

Por isso é importante ficar atento a essa parte estratégica. Lembre-se que os públicos a serem atingidos também devem estar estrategicamente alinhados no planejamento de marketing.
Para finalizar, é preciso ficar atento às oportunidades de segmentação. Muitas vezes, empreendedores possuem uma miopia de negócio e insistem em mergulhar em um mercado já saturado quando há outras oportunidades ainda não aproveitadas.

Fique atento às oportunidades de segmentação de mercado que ainda não foram aproveitadas. Elas exigirão um esforço menor e possuem ótimos potenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato

Envie-nos uma mensagem

Seu nome


Sua mensagem*