Novos incentivos

Confira nossos novos incentivos

Como fazer um planejamento estratégico de uma empresa?

Planejamento estratégico de uma empresa
Entenda como realizar o planejamento estratégico de uma empresa


No terceiro capítulo da obra “Se eu fosse você, o que eu faria como gestor de marketing” o tema aborda insights de como fazer um planejamento estratégico e de como é importante fazê-lo utilizando um sistema de informações.

Por isso, neste conteúdo, você vai entender um pouco mais sobre as consequências de gestores que focam em decisões operacionais, o que acontece com um negócio sem o planejamento adequado e terá acesso a um exemplo sobre o tema. Vamos lá?

Porque alguns gestores não elaboram um bom planejamento estratégico

O planejamento estratégico passa por dificuldades na hora de sua elaboração. Muitas vezes, eles não são produzidos ou são elaborados de forma ineficiente. Essa situações são advindas de vários motivos. Alguns deles são:

  • a cultura do brasileiro de ser executor e não focar no planejamento;
  • gestores com rotinas densas ignoram essa importante etapa do sucesso de um negócio;
  • a ausência de um sistema de informações para embasar a tomada de decisão.


As consequências de gestores que focam em tomadas de decisão operacionais

A atitude de um gestor que foca em tomadas de decisões operacionais, apesar de apagar incêndios em um curto período de tempo e aparentar trazer bons resultados, prejudica diretamente o futuro da empresa. Principalmente se a atitude for cultural e estendida por um longo espaço de tempo.

De acordo com Marcos Cobra e Adélia, é imprescindível que seja elaborado esse planejamento. Apesar de não garantir o sucesso do negócio, este documento facilita a visualização de possíveis obstáculos e oferece ao gestor a oportunidade de elaborar soluções para ultrapassar cada barreira.

No entanto, os autores alertam no capítulo que é necessário produzir um plano estratégico para o negócio e não apenas um planejamento de marketing focado em comunicação, como muitas vezes acontece.


“O plano estratégico determina a organização, constrói a base de uma visão de negócios, missão e objetivos bem definidos” (pág. 20)

O que deve conter em um planejamento estratégico


Ainda sobre o assunto, o livro afirma “o plano deve conter uma previsão quantitativa e financeiramente das previsões de atuação da organização do mercado, mas também uma perspectiva dos investimentos a serem realizados em infraestrutura de suporte a essa estratégia” (pág. 20).

Em suma, então, o planejamento estratégico deve conduzir o futuro da empresa. Por isso essas informações precisam constar no documento.

Em um primeiro momento, é necessário estipular metas de curto, médio e longo prazo. Por exemplo:

  • conquistar X clientes em 5 anos; 
  • possuir toda a equipe treinada e especializada em X em 5 anos; 
  • conquistar X% de mercado em 25 anos.
Em seguida, conforme citado, é necessário estipular quais são os suportes para embasar a conquista desses resultados em termos de infraestrutura.

Para complementar o estudo é indicado que sejam revistos os 4 P’s do marketing e analisado o papel da comunicação dentro de um plano.


Case de mal planejamento estratégico de uma empresa

Um case desse erro tão comum foi o lançamento da bebida H2O que trabalhou muito bem o P de promoção, no entanto não foi eficiente na parte de distribuição. O resultado do trabalho equivocado foi um público com interesse gerado pelo produto mas que finaliza a compra por não acha-lo. O objetivo foi alcançado? Não.


Sistemas de informações e seu casamento com o planejamento estratégico


Para ajudar os gestores neste planejamento surgem os sistemas de informações. Estes têm como elemento principal a própria informação. A seguir, está um trecho da obra que explicita o conceito e sua aplicação:



Em geral, sistemas de informações são compostos de um subsistema social e de um subsistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do subsistema social. (pág. 21)


Os sistemas de informações vêm como solução para embasar as tomadas de decisões dos gestores. Dentro de um plano de negócios, eles são imprescindíveis para aumentar as probabilidades de acerto.

Por exemplo, no caso da H2O se houvesse a informação prévia dentro do sistema de que a distribuição estava ineficiente, provavelmente uma infraestrutura para atender a demanda seria produzida.

Por isso, no momento em que iniciar a produção do seu planejamento, levante dados e produza as informações adequadas para realizar um bom plano.

Com todas as dicas anotadas, chegou a hora de você colocar a mão na massa. Para resumir todo o conteúdo que foi consumido até aqui, produzirmos uma check-list!

Check-list para realizar um bom planejamento

  • Inicie o planejamento;
  • Trabalhe com sistemas de informações;
  • Estipule as metas;
  • Analise a infraestrutura necessária para suportar a estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato

Envie-nos uma mensagem

Seu nome


Sua mensagem*